Os modelos de negócio atuais estão cada vez mais dinâmicos, por isso, para se destacar é preciso ter uma equipe envolvida verdadeiramente com a identidade, valores, símbolos e crenças do seu consultório.
Se você quer elaborar uma cultura organizacional para o seu consultório, continue lendo esse artigo e saiba mais!
Cultura organizacional
Falando de forma simples, cultura organizacional refere-se a um conjunto de valores, crenças e ações que definem a organização. A cultura da empresa atua como um guia de comportamento e mentalidade para os funcionários, ou seja, suas práticas, hábitos, princípios, políticas, crenças, etc.
Importância da cultura organizacional para uma clínica
Diante de um mercado tão competitivo quanto o que nos encontramos, ter uma cultura organizacional bem estabelecida apresenta diversos diferenciais, como: identidade fortalecida e marca sólida.
Porém, os benefícios de ter uma cultura bem estabelecida vão além do consultório, são eles: engajamento, satisfação dos colaboradores, produtividade e retenção.
Afinal, como estabelecer uma cultura organizacional para o seu consultório?
Assim como qualquer processo que envolva toda a organização, a implementação de uma cultura organizacional envolve diversas etapas, pois envolve todos os setores da empresa.
Etapas:
Diagnóstico Inicial
Nessa primeira etapa a direção da clínica deve mapear todas as informações que descrevem a realidade atual da empresa, como: estilo de gestão, planejamento estratégico, modelo de liderança, plano de cargo e salários, código de conduta, entre outros.
Para montar essas informações, é válido que todos os funcionários deem opiniões por meio de entrevistas ou questionários.
Missão, Visão e Valores
A partir da primeira etapa, Diagnóstico Inicial, é hora de criar ou redefinir a missão, visão e valores da sua clínica.
A missão deve falar sobre o que a clínica faz. A visão diz onde querem chegar. E, os valores são princípios que regem as decisões do estabelecimento.
Diretrizes da cultura
Comunicação e clareza com os colaboradores são a chave para a criação de uma cultura organizacional de sucesso, afinal, eles são os principais responsáveis em por em prática os princípios e valores estabelecidos.
Um documento, como exemplo, Manual de Conduta, pode ser criado para orientar práticas que devem ser executadas no dia a dia, tais como: código de vestimenta, política de horários, rituais comemorativos e normas da ética médica.
Quando bem elaborada, a cultura organizacional é capaz de promover um ambiente harmônico e uma equipe engajada, isso reflete diretamente na percepção de valor que os pacientes têm da sua empresa.