Muitos profissionais da área da saúde se veem perdidos quanto a qual é o melhor canal para investir na atração de mais pacientes.
Definir para quais ações você deve direcionar seus esforços não é uma tarefa tão simples quanto parece. Para determinar a melhor estratégia, é necessário entender sua realidade. Continue lendo este artigo e entenda mais sobre o assunto.
Marketing Tradicional x Marketing Digital
A princípio, é normal pensar que um exclui o outro. Muitos até consideram que o marketing tradicional foi “engolido” pelo marketing digital, tornando o primeiro uma estratégia obsoleta. Por outro lado, alguns profissionais encaram as ações na internet com desconfiança, dando preferência aos métodos convencionais de divulgação.
É importante entender que os dois caminhos são complementares e devem caminhar juntos. As ações tradicionais são ótimas para atrair potenciais pacientes, fortalecer a marca e demonstrar os diferenciais do médico. Já o marketing digital é importante quando os pacientes buscam mais informações sobre os tratamentos e procedimentos oferecidos.
Principais canais para aquisição de pacientes
Levando em consideração que escolher os melhores canais para captar clientes está diretamente ligado à realidade de cada profissional (verba disponível, especialidade, perfil do paciente, região, entre outros), cabe a eles fazerem uso de cada veículo de forma correta.
Para ajudar a divulgar a mensagem certa no momento certo, listamos os principais canais para aquisição de pacientes.
Redes sociais
As redes sociais estão em alta e são ótimos canais para criar um relacionamento mais pessoal com o público, gerar engajamento e construir autoridade ao mesmo tempo. Por possuírem alto poder de disseminação, são ótimas para divulgar e apoiar causas.
Um problema para as empresas é que, devido ao tom pessoal usado nessas mídias, o discurso institucional das empresas acaba perdendo visibilidade. Portanto, o médico deve desenvolver conteúdos e responder às dúvidas dos pacientes de forma simples e informal.
Palavras-chave patrocinadas
Como a expressão já sugere, as palavras-chave são termos que definem nosso produto ou serviço, nos quais podemos investir para obter um bom posicionamento nas páginas de busca, como o Google, por exemplo.
O Google Ads é uma seção específica do Google onde é possível pagar para aparecer de forma estratégica. Por exemplo, quando um paciente busca por produtos ou serviços relacionados às suas “palavras-chave”, o seu negócio pode aparecer como o primeiro resultado de busca para ele.
Assessoria de imprensa
A assessoria de imprensa possibilita aos médicos entrevistas e participações em programas de TV, rádio, revistas, jornais e outros meios de comunicação.
A visibilidade aumenta a percepção de valor e gera autoridade para os profissionais. Ou seja, é uma ótima ação para aquisição de pacientes. No entanto, é válido ressaltar que essa visibilidade também depende de fatores como a qualidade e o alcance do programa.
Mídia impressa
Os materiais impressos são essenciais para demonstrar organização, evitando impressões desorganizadas. Além disso, eles auxiliam na divulgação espontânea do seu negócio e na fixação da marca na mente dos clientes. Essa também é uma estratégia muito utilizada para demonstrar o posicionamento da empresa, ou seja, como o médico deseja que sua marca seja lembrada pelos pacientes.
Ao contrário do que muitos pensam, quando existe uma estratégia bem planejada, é possível mensurar os resultados do investimento.
Outros métodos de divulgação
- Palestras
- Marketing de conteúdo
- Anúncios nas redes sociais
- Outros
Dificilmente os profissionais utilizarão todos os canais, mas a escolha do melhor método está em conhecer suas características e analisar os benefícios dos canais no contexto de cada profissional.
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