Saiba como reduzir os atrasos nas consultas médicas
A princípio, acabar ou reduzir os atrasos é um desafio constante para os administradores hospitalares que desejam manter a produtividade e a organização financeira do estabelecimento clínico.
Os atrasos dos pacientes têm sido um problema para a sua clínica? Continue lendo este artigo e saiba como minimizar as faltas e os atrasos, sem comprometer a qualidade do atendimento.
Principais impactos negativos causados pelos atrasos:
- Má reputação da clínica;
- Pacientes insatisfeitos e estressados;
- Trabalho adicional para os médicos;
- Sobrecarga de tarefas para as secretárias;
- Ambiente tenso e desconfortável;
- Impacto no lucro da clínica.
Afinal, como minimizar as faltas e os atrasos nas consultas médicas?
Ligue para confirmar a presença
Existem diversas ferramentas que enviam lembretes automáticos, como e-mails, SMS e WhatsApp. No entanto, dependendo do público, fazer uma ligação telefônica é a melhor forma de confirmar a presença. Portanto, um dia antes da consulta médica, é bom pedir que a pessoa responsável pela agenda ligue para confirmar cada paciente.
Crie um programa de fidelidade
Uma forma de reduzir os atrasos nas consultas médicas é criar um programa de fidelidade, no qual os pacientes que forem pontuais recebam vantagens, como agendar o horário mais conveniente, retorno grátis, serem atendidos prioritariamente, entre outros. Isso vai depender do tipo de atendimento e especialidade.
Utilize cartões de retorno
Os cartões de retorno têm o tamanho de um cartão de visita normal, porém, no verso, são colocadas as informações necessárias para que o paciente possa marcar a data do retorno ao médico. Esse material impresso é muito importante para minimizar os atrasos nos consultórios médicos, pois, por ser pequeno, pode ser facilmente guardado em locais visíveis, como a bolsa ou a carteira.
Mantenha um bom relacionamento
Como mencionado em um artigo anterior, uma das formas de se tornar inesquecível para os pacientes é manter um bom relacionamento com eles, pois atualmente eles esperam respeito e empatia durante o atendimento. Essa relação é fundamental para reduzir os atrasos nas consultas médicas, pois dificilmente um paciente cancelará de última hora ou se atrasará em uma consulta se tiver um bom relacionamento com o médico.
Conscientização sobre os atrasos nas consultas médicas
Para encerrar com chave de ouro, é válido conversar diretamente com os pacientes sobre os impactos negativos que os atrasos nas consultas podem causar. Não adianta implementar medidas para reduzir os atrasos sem a participação dos próprios pacientes. Para incentivar a mudança dessa cultura do atraso, é essencial manter o cadastro dos pacientes sempre atualizado e enviar lembretes sobre a importância de ser pontual nas consultas.
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