Você está muito enganado se pensa que, ao finalizar uma venda, o trabalho acabou. Na verdade, é aí que o trabalho começa.
Fidelizar os clientes não se resume apenas a ter um produto de qualidade ou um bom atendimento. Continue lendo este artigo e descubra táticas efetivas para fidelizar seus clientes de uma vez por todas.
Afinal, o que é pós-venda?
Resumidamente, o pós-venda é o conjunto de ações realizadas por empresas após a compra do cliente.
Após concluir uma venda, a empresa deve se preocupar em fidelizar o cliente de forma duradoura, ou seja, manter um relacionamento satisfatório com ele para que ele possa comprar mais vezes da marca e até mesmo indicá-la a amigos. O pós-venda é o melhor caminho para fortalecer a relação cliente-empresa, pois é o momento de demonstrar que você se preocupa com a opinião do consumidor.
Dicas para realizar um pós-venda eficiente!
Dependendo do tamanho da empresa, é possível ter uma equipe dedicada exclusivamente ao pós-venda. Caso contrário, a própria equipe de vendas pode realizar esse processo. Independentemente do tamanho da sua empresa, é importante realizar um pós-venda que realmente funcione.
Aqui estão algumas dicas para você realizar um pós-venda eficiente:
- Nunca entregue menos do que prometeu;
- O cliente merece o melhor;
- Não transfira problemas, resolva-os;
- Nem sempre o cliente está errado;
- Não esteja sempre ocupado para o seu cliente;
- Conheça o histórico de compras do cliente;
- Esteja um passo à frente, seja proativo!
Além de aproximar sua empresa do cliente, o pós-venda pode permitir que sua empresa aprimore produtos e serviços com base nas sugestões ou críticas dos clientes.
Como fidelizar os clientes com o pós-venda?
De acordo com dados do site “Satisfação de Clientes”, 85% das empresas nunca fizeram pós-venda. Isso significa que a maioria das empresas concentra seus esforços no pré-venda e na venda, em vez de se dedicar ao pós-venda.
Com isso em mente, aqui estão algumas dicas para garantir que o cliente nunca se esqueça da sua empresa:
- Mantenha contato com o cliente, por exemplo: envie uma mensagem ou faça uma ligação perguntando se está tudo bem;
- Comunique lançamentos de produtos ou ofertas, por exemplo: envie mensagens informando sobre as novidades;
- Envie lembrancinhas ou brindes personalizados em momentos especiais, como datas comemorativas;
- Faça parcerias com outras empresas.
O pós-venda é um processo que deve ser realizado em conjunto com a sua equipe, para que todos compreendam que, tão importante quanto conquistar novos clientes, é manter e fidelizar aqueles que já confiam na sua empresa.
Conclusão
Esperamos que este artigo o ajude a fidelizar seus clientes. Lembre-se de que o bom atendimento deve estar presente em todas as etapas do processo de vendas: pré-venda, venda e pós-venda. No entanto, é essencial garantir que o cliente permaneça fiel à sua marca.
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