Pós-consulta: saiba como se tornar inesquecível
Uma das maiores falhas do marketing médico é acreditar que o atendimento se resume apenas ao momento em que o paciente está dentro do consultório. Assim, uma parte fundamental para um bom atendimento e para a fidelização dos pacientes é deixada de lado: o pós-consulta.
Pós-consulta
Atualmente, o pós-consulta tem se mostrado de extrema importância para os médicos que buscam o crescimento de seus consultórios. As pessoas não estão apenas procurando um “prestador de serviços”, elas desejam alguém em quem confiar e que proporcione uma experiência positiva.
O pós-consulta, assim como o pós-vendas, se refere à fidelização, ou seja, fazer com que os pacientes se lembrem positivamente do médico mesmo após a consulta. Dessa forma, quando precisarem de uma opinião médica, não buscarão outro profissional.
Além de garantir pacientes satisfeitos, a fidelização pode gerar a tradicional propaganda boca a boca, um ponto positivo que fortalece a confiança no trabalho de qualquer médico perante aqueles que ainda não o conhecem.
Essa reputação positiva também contribui significativamente para o aspecto financeiro. Quanto mais experiências positivas o médico proporcionar e quanto maior for o valor percebido pelos pacientes, mais consultas ele conquistará.
Como se tornar inesquecível?
Agora que já vimos os benefícios de fidelizar os pacientes, vamos mostrar como tornar essa experiência inesquecível.
Pesquisa de satisfação
Saber o que reforçar e o que melhorar é essencial para qualquer profissional que queira proporcionar uma experiência incrível aos seus pacientes, e com os médicos não é diferente. Por isso, a dica é realizar pesquisas com os pacientes para entender o que precisa ser reforçado ou alterado no consultório.
Para realizar esse tipo de pesquisa, você pode utilizar fichas de papel que podem ser entregues ao final da consulta ou solicitar que a secretária envie uma mensagem ao paciente após a consulta.
Datas comemorativas
Outra ação interessante para implementar no pós-consulta é enviar brindes em datas comemorativas para os pacientes, como o aniversário do paciente e festas de fim de ano.
Essa é uma ação simples, mas que aciona o gatilho mental da reciprocidade, afinal, poucos pacientes esperam receber um brinde de um médico.
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Lembretes
Outra medida simples, mas que faz toda a diferença no dia a dia do consultório, é o cartão de retorno. Esse material impresso auxilia na redução das faltas na agenda. Você sabia que, por incrível que pareça, o esquecimento é um dos principais fatores que levam às faltas nas consultas?
Por fim, ações como essas ajudam a tornar o pós-consulta inesquecível para aqueles que desejam melhorar a experiência dos pacientes e, consequentemente, aumentar os resultados no consultório.
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