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O que considerar na hora de precificar o produto?

A princípio, muitos empresários, especialmente aqueles que estão abrindo o primeiro negócio, ficam em dúvida sobre como precificar seus produtos. Se você quer saber mais sobre o que considerar ao precificar um produto, continue lendo este artigo!

Por que a precificação é importante?

Pensar apenas em atrair clientes ou aumentar o volume de vendas não garante que você terá lucro no final do mês.

Ao precificar um produto, é necessário levar em consideração fatores como competitividade, atratividade e lucratividade. Deve haver um equilíbrio entre esses fatores para evitar estabelecer um preço incorreto e acabar comprometendo o desempenho da sua empresa.

Os 4 principais erros na precificação de produtos são:

  1. Definir um valor muito abaixo do praticado no mercado;
  2. Não levar em conta as despesas fixas;
  3. Esquecer dos impostos;
  4. Copiar os preços dos concorrentes.

O que levar em consideração ao precificar um produto?

Custos do produto por unidade

A primeira pergunta e uma das mais importantes a se fazer é: “Quanto eu gastei em cada unidade deste produto?”

Despesas

Muitas pessoas somam apenas as despesas fixas e se esquecem das despesas variáveis. Para acrescentar as despesas no preço do seu produto, você deve calcular uma porcentagem estimada e atribuí-la aos produtos. Dessa forma, você saberá quantos produtos precisa vender para cobrir as despesas, sendo o restante considerado lucro.

Margem estabelecida

Defina uma porcentagem sobre cada produto para que o seu negócio possa prosperar. Por exemplo, se você estabeleceu uma margem de 20%, some seus gastos (custo por unidade + despesas) e acrescente 20%.

Estudo de mercado

A pesquisa de mercado é essencial para uma precificação correta dos produtos. Nesse estudo, você descobrirá quem vende os mesmos produtos que você, por quanto vendem e para quem.

Se após a pesquisa você perceber que seu preço está muito acima do praticado no mercado, não entre em desespero. Analise calmamente a situação e considere a redução de custos ou da margem estabelecida.

Não é possível reduzir os custos ou a margem. E agora? Nesse caso, é possível diminuir a margem estabelecida para esse produto e aumentar em outros.

A precificação pode parecer complexa no início, mas definir os preços corretamente é a chave para o sucesso financeiro de uma empresa.

Além desses fatores, a percepção de valor que o cliente tem da sua empresa também é muito importante para que ele esteja disposto a pagar o preço que você estabeleceu. Uma maneira de aumentar a percepção de valor do cliente é investir em materiais impressos de qualidade. Para isso, conte com a Gráfica M3!

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