Os gatilhos mentais são recursos persuasivos que podem influenciar no processo decisão de compra do cliente. São técnicas usadas por empresas dos mais diversos segmentos para aumentarem suas vendas.
Como funciona a tomada de decisão?
Nosso cérebro é dividido basicamente em duas partes: lado direito (emoção) e lado esquerdo (razão). Desse modo, nossas decisões são regadas pelos dois lados, quase nunca de maneira igualitária.
Então, diante da quantidade de decisões que temos que tomar diariamente, é bastante comum que em nosso dia-a-dia tomemos decisões de maneira inconsciente para evitarmos o esgotamento do nosso cérebro, aqui entram os gatilhos mentais.
Mas, afinal, o que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são estímulos que induzem o nosso cérebro na hora da tomada de decisão, influenciando a realizarmos ações de maneira quase que automática. Os gatilhos mentais são incorporados as campanhas de marketing ou promoções de empresas de diversos segmentos para fazer com que as pessoas se sintam estimuladas a dizerem “sim” na hora da compra.
4 gatilhos mentais que vão te ajudar a aumentar suas vendas
- Escassez
Nesse gatilho mental o objetivo é criar na cabeça dos clientes um senso de urgência, demonstrando que aquela oferta ou produto está disponível em poucas unidades ou por tempo limitado.
O normal quando esse gatilho mental é utilizado é que as pessoas fechem o negócio logo para não perderem a oportunidade
- Prova social
Estamos vivendo em um momento onde, querendo ou não, sempre estamos em busca da aprovação social. Devido a isso, o gatilho mental de prova social é muito utilizado na apresentação de empresas que querem vender mais.
Nesse gatilho mental, são mostrados para os futuros clientes pessoas ou empresas que já utilizaram aquele serviço e estão tendo resultados.
- Reciprocidade
Esse gatilho refere-se à predisposição que temos de querer retribuir quando alguém faz algo de bom para nós.
Mas, como fazer isso em vendas? A melhor forma de ativar esse gatilho mental é entregando mais do que prometeu, ajudando-o em assuntos não só relacionados aos seus produtos e serviços e brindes personalizado. Surpreenda os seus clientes.
- Autoridade
Seus leads (possíveis clientes) têm mais chances de comprar seu produto quando confiam em você, então, quanto mais você entender sobre o seu produto ou serviço mais os clientes vão te reconhecer com autoridade naquele assunto e confiar em você
Conclusão
A persuasão é uma ótima ferramenta para você utilizar na hora do seu discurso de vendas. Significado, os gatilhos mentais, aplicados separados ou em conjunto, são ótimos meios para você aplicar a sua tática de vendas tanto online quanto off-line para ajudar na tomada de decisão do cliente.
Uma dica da Gráfica M3 é que você use os resultados reais da sua empresa, mentir para os clientes para poder vender é uma péssima ideia e traz um Feedback ruim para sua empresa quando os clientes descobrem.