Marketing

Como criar conexões de valor entre as pessoas e sua marca

A tecnologia já é tão presente em nossas vidas que acabamos nos esquecendo que são as pessoas que movem o mundo, não é mesmo? Por isso, humanizar a marca e criar conexões de valor entre os consumidores e a empresa tem ganhado cada vez mais força.

Com o distanciamento social, provocado pelo coronavírus, o conceito de humanização tem ganhado ainda mais relevância. A pandemia afastou as pessoas, digitalizou as empresas e virtualizou as relações, por isso, a experiência humana nunca fez tanto sentido, já que somos seres intrinsecamente sociais.

Mas, afinal o que é experiência humana (human experience)?

Esse é um conceito que coloca os seres humanos como foco principal das estratégias de marketing para criar conexões de valor. Tiramos o foco do consumidor e voltamos nossos olhos para as pessoas, com quem a marca irá se conectar.

Com um ritmo aceleradíssimo de informações, avaliações online e compras pela internet, acabamos nos esquecendo da nossa verdadeira essência, portanto, esse é o objetivo do Human Experience: reconectar os seres humanos à sua essência.

Além disso, a ideia do Human Experience é criar experiências que se conectem com o propósito das pessoas, não com seu consumo.

Qual a importância da experiência humana?

É claro que a venda, o faturamento e o lucro continuam sendo essenciais para garantir a sobrevivência de um negócio, mas agora as empresas estão a serviço das pessoas.

Portanto, o marketing deve pensar como suas ações irão impactar na qualidade de vida das pessoas, como essas ações irão proporcionar uma experiência que conecte com seu propósito e os seus valores.

É uma transformação na maneira de executar as ações de marketing que está batendo à porta das empresas.

Princípios do Human Experience

  • Propósito;
  • Empatia;
  • Autenticidade;
  • Reciprocidade.

Como aplicar a experiência humana no seu negócio?

Incorpore o propósito e os valores da marca no dia a dia da empresa

O propósito deve ser coerente com os valores da marca, isso irá definir a sua personalidade e despertar o interesse do público.

São o propósito e os valores que irão orientar todas as decisões a serem tomadas pela marca, eles serão a essência do seu negócio, por isso, devem ser incorporados no dia a dia da empresa.

Cultura da aceitação do erro

A aceitação do erro tem muito a ver com ser autêntico, marcas autenticas não tem medo de errar tentando acertar, elas entendem que isso é natural.

Então ao criar uma cultura da aceitação do erro, você cria um ambiente de trabalho mais humano para os colaboradores. Eles têm maior qualidade de trabalho e sentem-se mais à vontade para participar, sugerir ideias, tomar inciativas e resolver problemas.

Entenda as necessidades humanas

Para se comunicar com as pessoas é necessário entender mais sobre as necessidades do ser humano, não do consumo.

Na Pirâmide de Malow conseguimos entender quais são as necessidades mais básicas dos seres humanos: fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização. De acordo com essa teoria é necessário satisfazer todas essas necessidades para chegar ao ápice da satisfação.

Pirâmide de Maslow: Conheça e entenda a hierarquia das necessidades humanas

Então, as marcas que souberem atender a essas necessidades conseguirão criar uma marca mais humana.

Respeite o momento das pessoas

Empatia, esse é um exercício constante onde devemos nos colocar no lugar do outro para entender e nos conectar com as suas emoções.

Nesse ponto não estamos falando de jornada de compra do consumidor, estamos voltando nossos olhos para os momentos da vida das pessoas, o consumo é um dos elementos (nesse caso, o menos importante).

Portanto, nesse momento é importante ser observador e perceber o momento em que o outro está passando (raiva, estresse ou pressa) para que a abordagem da marca se adaptar ao e criar uma experiência única.

Crie espaços de cuidado e acolhimento

Cuidar das pessoas não é uma tarefa apenas da área da saúde, o marketing também tem o seu papel. O objetivo do marketing vai além de gerar vendas, essa área também precisa criar relacionamentos com os consumidores e demonstrar que a marca se importa com eles.

Muitas vezes as pessoas precisam de um abraço, alguém com quem comemorar suas conquistas ou alguém que simplesmente demonstre que se importa. Esse alguém pode ser sua marca e seus colaborados.

O que acha de começar a aplicar essas dicas no seu negócio? Essa mudança é necessária para ressaltar a experiência humana na relação com as marcas e criar conexões de valor e significado para as pessoas.