Se você utiliza aplicativos bancários para fazer pagamentos e transferências, já deve ter observado que nos últimos dias os aplicativos estão sempre mostrando uma mensagem dizendo para você cadastrar a sua chave Pix.
Se você quer entender mais sobre essa novidade do Banco Central, continue lendo esse artigo.
Mas, afinal, o que é o Pix?
O Pix é um novo meio de pagamento instantâneo, ele vai ao lado de opções como TED, DOC e cartões para que pessoas e empresas realizem transferências de valores, realizem ou recebam pagamento.
Através desse novo meio de pagamento, empresas e pessoas poderão fazer transações em menos de 10 segundos usando o aplicativo do celular.
Como funciona?
O Pix é uma função que vai aparecer no próprio aplicativo do banco, instituições financeiras e outras empresas de pagamento. Portanto, quando quiser fazer uma transferência ou pagamento, basta clicar na opção Pix no aplicativo bancário.
Como me cadastrar?
Para se cadastrar é necessário primeiro criar uma chave Pix – essa chave representa o endereço da sua conta Pix.
Para criar uma chave Pix é necessário usar uma dessas quatro informações: CPF/CNPJ, email, número de telefone ou chave aleatória.
Ressaltamos que, de acordo com Banco Central, a chave aleatória foi criada para que os usuários recebam um Pix sem precisar informar dados pessoais.
Vantagens
- Serviço disponível 24 horas por dia, todos os dias;
- Transações realizadas em menos de 10 segundos;
- Gratuito para pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEIs).
Gostou desse artigo e não quer perder as novidades que postamos? Então, siga nossas redes sociais, Facebook e Instagram!