Saúde

Saiba como reduzir os atrasos nas consultas médicas

A princípio, acabar ou reduzir os atrasos é um desafio constante para os administradores hospitalares que desejam manter a produtividade e a organização financeira do estabelecimento clínico.

Os atrasos dos pacientes têm sido um problema para a sua clínica? Continue lendo este artigo e saiba como minimizar as faltas e os atrasos, sem comprometer a qualidade do atendimento.

Principais impactos negativos causados pelos atrasos:

  1. Má reputação da clínica;
  2. Pacientes insatisfeitos e estressados;
  3. Trabalho adicional para os médicos;
  4. Sobrecarga de tarefas para as secretárias;
  5. Ambiente tenso e desconfortável;
  6. Impacto no lucro da clínica.

Afinal, como minimizar as faltas e os atrasos nas consultas médicas?

Ligue para confirmar a presença

Existem diversas ferramentas que enviam lembretes automáticos, como e-mails, SMS e WhatsApp. No entanto, dependendo do público, fazer uma ligação telefônica é a melhor forma de confirmar a presença. Portanto, um dia antes da consulta médica, é bom pedir que a pessoa responsável pela agenda ligue para confirmar cada paciente.

Crie um programa de fidelidade

Uma forma de reduzir os atrasos nas consultas médicas é criar um programa de fidelidade, no qual os pacientes que forem pontuais recebam vantagens, como agendar o horário mais conveniente, retorno grátis, serem atendidos prioritariamente, entre outros. Isso vai depender do tipo de atendimento e especialidade.

Utilize cartões de retorno

Os cartões de retorno têm o tamanho de um cartão de visita normal, porém, no verso, são colocadas as informações necessárias para que o paciente possa marcar a data do retorno ao médico. Esse material impresso é muito importante para minimizar os atrasos nos consultórios médicos, pois, por ser pequeno, pode ser facilmente guardado em locais visíveis, como a bolsa ou a carteira.

Mantenha um bom relacionamento

Como mencionado em um artigo anterior, uma das formas de se tornar inesquecível para os pacientes é manter um bom relacionamento com eles, pois atualmente eles esperam respeito e empatia durante o atendimento. Essa relação é fundamental para reduzir os atrasos nas consultas médicas, pois dificilmente um paciente cancelará de última hora ou se atrasará em uma consulta se tiver um bom relacionamento com o médico.

Conscientização sobre os atrasos nas consultas médicas

Para encerrar com chave de ouro, é válido conversar diretamente com os pacientes sobre os impactos negativos que os atrasos nas consultas podem causar. Não adianta implementar medidas para reduzir os atrasos sem a participação dos próprios pacientes. Para incentivar a mudança dessa cultura do atraso, é essencial manter o cadastro dos pacientes sempre atualizado e enviar lembretes sobre a importância de ser pontual nas consultas.

Por fim, gostou deste post? Quer ver mais dicas para o seu consultório? Siga nossas redes sociais, Facebook e Instagram, e fique por dentro de todas as novidades.