Fechar vendas é uma das partes mais importantes para que qualquer empresa sobreviva no mercado. No entanto, depender apenas de indicações ou de clientes já conquistados não é uma boa escolha para empresas que desejam crescer.
Portanto, a melhor opção é a captação de clientes, um método utilizado por empresas de diversos tamanhos que visam o crescimento constante da companhia.
Mas afinal, o que é captação de clientes?
Para facilitar a compreensão, podemos substituir a palavra “captação” por sinônimos como “atrair”, “conquistar” ou “obter”. Dessa forma, fica claro que a captação de clientes é a busca por pessoas que estejam dispostas a comprar da sua empresa.
Em outras palavras, a proposta é criar o maior número de oportunidades possível para que os clientes conheçam sua empresa e fechem negócio.
Como captar os clientes certos?
Aqui estão algumas dicas práticas para ajudá-lo a conquistar os clientes ideais:
Seja claro ao falar sobre sua proposta
Ainda hoje, algumas pessoas acreditam que usar termos técnicos e fornecer explicações complexas sobre produtos e serviços irá agregar valor ao cliente. No entanto, atualmente é preciso ser o mais claro e objetivo possível ao falar sobre os benefícios da sua empresa e como ela pode ajudar o cliente.
Entenda quem é a sua persona
Conhecer a sua persona, ou seja, saber quem é a pessoa que comprará de você, tornará sua estratégia de captação de clientes ainda mais precisa. Conhecer dados demográficos, comportamentais, dúvidas e expectativas ao contratar uma empresa como a sua terá um impacto direto na mensagem que você transmitirá.
Participe de eventos
Participar de eventos relacionados ao seu nicho é uma ótima maneira de captar clientes. Além de mostrar um pouco sobre o que sua empresa faz e criar conexões profissionais, você pode marcar reuniões e fechar negócios rapidamente.
Observação: É fundamental ter materiais impressos de qualidade para distribuir para o seu público nesses eventos. Conheça alguns materiais essenciais para a promoção da sua empresa.
Faça parcerias
Quando planejadas estrategicamente, as parcerias trazem resultados rápidos e exigem menos esforço para a empresa. Além disso, outra vantagem das parcerias na captação de clientes é a redução do Custo por Aquisição de Cliente (CAC), algo extremamente importante para a saúde financeira de uma empresa.
Recomendações
Embora uma empresa não possa depender apenas de indicações e clientes existentes, é fato que pessoas que já compraram seu produto ou serviço têm um grande poder de convencer outras pessoas a se tornarem clientes.
Nesse sentido, criar um sistema de pontuação, por exemplo, para incentivar seus clientes a fazer recomendações é uma ótima opção.
Conclusão
Captar os clientes certos não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Basta seguir essas dicas práticas e ter consistência em sua estratégia. Gostou? Siga nossas redes sociais no Facebook e Instagram para acompanhar nossas postagens.