Como consumidor, você deve entender que um atendimento de qualidade faz toda a diferença na hora da compra, correto? Não é muito diferente nas demais áreas, o atendimento é fundamental na área da saúde para criar uma relação de confiança entre profissionais e pacientes. Além disso, oferecer um atendimento de qualidade ajuda na satisfação e, consequentemente, na fidelização dos pacientes.
Continue lendo este artigo e entenda como usar a comunicação para fortalecer sua imagem e fidelizar os pacientes.
Plano de Comunicação
O que sua clínica deseja comunicar? Onde mostrar essa mensagem? Para quem? Se você não tem respostas para essas perguntas, pode estar perdendo grandes chances de conquistar mais pacientes. A comunicação é um dos fatores que influenciam o paciente na hora de escolher com qual profissional realizar uma consulta ou procedimento. Portanto, ter um plano de comunicação é essencial para definir estratégias que visem à valorização do profissional e da clínica.
Humanização no atendimento
Quando o assunto é saúde, as pessoas tendem a ficar mais preocupadas. Por isso, os pacientes esperam que, durante a consulta, seja oferecido todo o cuidado e atenção pelo profissional.
No entanto, muitas vezes, os pacientes saem dos consultórios insatisfeitos devido às informações repassadas serem amplas, técnicas e complexas, ou seja, os pacientes acabam não compreendendo o que necessitam.
Ao contrário disso, quando o atendimento é realizado de maneira humanizada, os profissionais transmitem confiança aos pacientes em relação à sua saúde. Nesse tipo de atendimento, preza-se pela ética, empatia, respeito e comunicação facilitada em todas as consultas, para que os pacientes se sintam únicos. Isso é humanização.
Fidelização
Como mencionado no início deste artigo, um atendimento de qualidade ajuda na fidelização dos pacientes. A fidelização tem muitos benefícios, sendo os principais: evitar gastos conquistando novos pacientes, aumentar a renda do consultório e aumentar a divulgação espontânea do mesmo.
Na área da saúde, o marketing tradicional e digital são as melhores estratégias de fidelização dos pacientes. Veja algumas formas de investir:
- Invista em conteúdos para as redes sociais;
- Tenha um site;
- Aposte em materiais gráficos personalizados;
- Ofereça brindes em datas comemorativas;
- Outros.
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