Marketing, Saúde

Como usar os gatilhos mentais na área médica

Os gatilhos mentais representam recursos persuasivos capazes de influenciar o processo de decisão de compra do cliente. Empresas de diferentes segmentos os utilizam para aumentar suas vendas.

Como funciona a tomada de decisão?

Nosso cérebro se divide em duas partes: o lado direito (emoção) e o lado esquerdo (razão). Assim, nossas decisões são influenciadas por ambos, embora nem sempre de maneira igual.

Diante da quantidade de decisões diárias, é comum tomarmos decisões inconscientes para evitar o esgotamento mental. Aqui é onde entram os gatilhos mentais.

Mas, afinal, o que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são estímulos que induzem nosso cérebro a tomar decisões, influenciando-nos a realizar ações quase automaticamente. Empresas de diversos segmentos incorporam-nos em campanhas de marketing e promoções, com o objetivo de estimular as pessoas a dizerem “sim” na hora da compra.

4 gatilhos mentais para aumentar vendas

  1. Escassez: Este gatilho mental visa criar senso de urgência na mente dos clientes, mostrando que a oferta ou produto está disponível em quantidade limitada ou por tempo limitado. Quando é utilizado, as pessoas tendem a fechar o negócio imediatamente para não perder a oportunidade.
  2. Prova social: Vivemos em busca de aprovação social. Por isso, o gatilho mental da prova social é muito usado para vender mais. Nesse gatilho mental, mostram-se aos futuros clientes pessoas ou empresas que já utilizaram aquele serviço e estão obtendo resultados.
  3. Reciprocidade: Este gatilho refere-se à nossa predisposição para retribuir quando alguém nos faz algo bom. Na área de vendas, a melhor forma de ativá-lo é entregar mais do que foi prometido, ajudar o cliente em assuntos não relacionados apenas aos produtos e serviços e oferecer brindes personalizados. Surpreenda seus clientes.
  4. Autoridade: Seus potenciais clientes têm mais chances de comprar seu produto quando confiam em você. Portanto, quanto mais você sabe sobre seu produto ou serviço, mais os clientes reconhecem sua autoridade no assunto e confiam em você.

Conclusão

A persuasão é uma ótima ferramenta para usar em seu discurso de vendas. Os gatilhos mentais, aplicados isoladamente ou em conjunto, são ótimos meios para você aplicar suas táticas de vendas, tanto online quanto offline, a fim de ajudar na tomada de decisão do cliente.

Por fim, a Gráfica M3 sugere que você utilize os resultados reais de sua empresa. Mentir para os clientes a fim de vender é uma péssima ideia e gera feedback negativo quando os clientes descobrem.

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