Materiais e Acabamentos

Tipos de papel: entenda como fazer a escolha certa!

SAIBA O QUE É GRAMATURA DE PAPEL E FAÇA A ESCOLHA IDEAL PARA O SEU IMPRESSO!

O termo “gramatura de papéis” pode parecer difícil de entender para aqueles que se deparam com essa informação ao escolher o papel e a espessura para a impressão de seus materiais gráficos.

O que é gramatura de papel (g/m²)?

A gramatura de papel representa a quantidade de “gramas por metro quadrado”. É por meio dessa medida que podemos identificar a qualidade dos papéis a serem utilizados para impressão.

Quanto maior a gramatura por metro quadrado, mais pesado se torna o papel. No entanto, é importante esclarecer que a gramatura do papel não está diretamente relacionada à sua espessura, pois isso depende da compactação das fibras utilizadas por cada fabricante. Portanto, é comum encontrar folhas de papéis de diferentes marcas com a mesma gramatura, mas com espessuras diferentes.

Como escolher a melhor gramatura para meus impressos?

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a entender qual a melhor gramatura de papel para a impressão do seu material:

56g/m²: Blocos ou Talões de Pedidos, Orçamentos, Propostas Comerciais, Ordens de Serviço, Pedidos de Compra, Contratos;

75g/m² e 90g/m²: Papel Timbrado, Envelopes, Receituários Médicos, Blocos de Anotações, Comandas para Lojas e Restaurantes;

115g/m²: Panfletos, Flyers e Folhetos de divulgação, Encartes de Farmácias e Supermercados, Cartazes e Posters;

150g/m² e 170g/m²: Folders com Dobra, Panfletos Especiais, Capa de Revistas, Catálogos de Produtos e Serviços;

250g/m² e 300g/m²: Pastas Personalizadas, Cartões de Visita, Envelopes para Exames e Laboratórios, Convites, Postais, Calendários, Cartelas, Tags e Etiquetas para Roupas, Embalagens, Caixas, Sacolas, Capa de Livros e Apostilas, entre outros.

Aqui na Gráfica M3, trabalhamos com diversas gramaturas de papéis, para que você possa fazer a melhor escolha com o melhor custo-benefício.

Por fim, siga nossas redes sociais, Facebook e Instagram!