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Bom atendimento: diferencial ou obrigação?

O atendimento é o reflexo da sua empresa, portanto, se o atendimento não for bom, a imagem da sua empresa acaba sendo prejudicada. Ao contrário do que muitas empresas pensam, oferecer um bom atendimento não é um diferencial, mas uma obrigação para aquelas que desejam alavancar seus resultados.

Quer saber como melhorar o atendimento da sua empresa? Continue lendo este artigo e saiba mais sobre o assunto!

O que é um bom atendimento?

Um bom atendimento deve começar desde o primeiro contato do cliente com a empresa, seja por telefone, presencialmente, redes sociais ou outros meios. Além de ser educado e honesto, ter excelência no atendimento demanda que o atendente ou vendedor entenda as reais necessidades do consumidor e crie um relacionamento baseado em confiança, respeito e fidelidade.

Um bom atendimento é um dos fatores primordiais na hora da aquisição de um produto ou serviço. Além disso, ele ajuda a aumentar a reputação da sua empresa. De acordo com uma pesquisa feita pela Forum Corporation, 70% dos clientes abandonaram uma marca devido a questões relacionadas ao atendimento: 21% pela falta de contato e atenção, e 49% porque a atenção recebida era de baixa qualidade.

Princípios de um bom atendimento

Utilize as táticas a seguir e conquiste seus clientes desde o primeiro contato:

  • Entenda o cliente: Muitos vendedores, preocupados apenas em vender, acabam não entendendo o que motivou o cliente a procurar o estabelecimento para efetuar uma compra. Antes de oferecer qualquer produto ao consumidor, é essencial perguntar ao cliente o que ele está buscando. Dessa forma, você consegue resolver os problemas dos clientes com mais eficiência e agilidade.
  • Sirva o cliente: Uma boa equipe de vendas deve ter como princípio servir o cliente, o que inclui fornecer informações sobre assuntos que nem sempre estão relacionados à sua área de atuação, caso o cliente pergunte. Não existe um “não cliente” para uma empresa, existem pessoas que ainda não são seus clientes.
  • Tenha empatia: Um bom atendimento é aquele em que o atendente tem empatia e simpatia. Empatia é entender a dor do cliente colocando-se em seu lugar para atendê-lo melhor. Simpatia é a capacidade de estabelecer uma relação harmoniosa com o outro, permitindo criar laços entre ambos. Portanto, é essencial que sua equipe compreenda esses conceitos para melhorar o atendimento ao cliente.
  • Atenção ao vocabulário: Isso significa que um bom atendente deve saber identificar o perfil da pessoa que está sendo atendida e se adaptar ao comportamento dela. Por exemplo, se um cliente fala rapidamente, tente fornecer informações de forma ágil e objetiva. Outro exemplo: se um cliente é mais simples e usa uma linguagem menos formal, evite termos técnicos ou complexos, pois a pessoa pode não entender e acabar não comprando.
  • Pós-vendas (pesquisa de satisfação): Atender bem é o primeiro passo para um bom relacionamento com o cliente, mas, para dar continuidade a esse relacionamento, é essencial realizar o que chamamos de pós-vendas. Através do pós-vendas (pesquisa de satisfação), você poderá identificar quais são os pontos em que está acertando e aqueles que precisam ser melhorados para proporcionar uma experiência incrível ao cliente.

Conclusão

Portanto, lembre-se de que um cliente satisfeito é uma das melhores propagandas que uma empresa pode ter. Um bom atendimento gera resultados a curto e longo prazo e impacta diretamente no sucesso do seu negócio.