Marketing

Importância do Marketing para sua empresa

Não está se preocupando com o marketing de sua empresa como deveria? Saiba que você pode estar dando espaço para concorrentes saírem à sua frente.

O marketing é mais do que criar uma área comercial com a finalidade de vender um produto ou serviço. Conheça o que é marketing e os pontos que vão te ajudar a interagir com seus clientes.

Definição de marketing

Existem várias definições de marketing, mas, em resumo, marketing é o conjunto de estratégias que as empresas utilizam para diminuírem seus esforços de vendas, entregar mais valor aos clientes e atender novas demandas do mercado. O marketing atua desde o planejamento de vendas até o relacionamento com o cliente.

Marketing é a parte vital de qualquer empresa, através dele você gerencia a comunicação interna (vendas) e a externa (reputação da marca).

Para muitos empreendedores que estão iniciando no mercado, o marketing é uma das últimas preocupações, devido a isso, acabam dando espaço para seus concorrentes saírem à sua frente.

Para que um marketing seja feito de maneira efetiva, será necessário fazer alguns investimentos, principalmente em relação à comunicação externa. Um dos aspectos que vão te ajudar a elevar a reputação da sua marca são os touchpoints (em português, “pontos de contato”).

Pontos de Contato

Pontos de contato, como o nome já sugere, são pontos que conectam os consumidores à sua marca, eles definirão a imagem do público sobre a marca.

Os pontos de contato devem estar presentes em todas as etapas do funil de vendas, desde a descoberta da marca pelo cliente até o pós-vendas. Isso quer dizer que mesmo depois que o lead vira cliente você deve continuar com a estratégia de pontos de contato de forma online (redes sociais, site, blog, etc.) e offline (logotipo, cartão de visita, panfletos, embalagens personalizadas, design, brindes) para estabelecer uma interação contínua com o mesmo.

Conclusão

Então, para que uma empresa sobreviva em um mercado altamente competitivo como o que estamos vivenciando atualmente, faz-se necessário entregar mais do que um produto ou serviço, é essencial entregar algo inovador, agregar valor a sua marca e estabelecer um relacionamento duradouro com os clientes.